Dicas de planejamento e gestão estratégica para 2019

Dicas de planejamento e gestão estratégica para 2019

 

Se o ano de 2018 não foi tão bom, ou mesmo que tenha sido, separamos 4 dicas de planejamento e gestão estratégica para um melhor desempenho no ano de 2019.

1 – Convênios:

Se você atende convênios, tem de rever se está valendo a pena, por exemplo, se um paciente sem convênio paga 3 vezes mais que um paciente com convênio, não seria melhor lucrar 3 vezes mais com apenas um paciente?

2 – Conquistar mais pacientes particulares:

Como visto na primeira dica, pacientes particulares podem ser até 3 vezes mais lucrativos para seu consultório, por isso a importância de conquista-los, existe várias estratégias para você fazer isso, pode ser por uma promoção de indicações, nesse caso você pode oferecer aos seus pacientes indicarem seus tratamentos para os amigos e familiares, e depois de obter resultados dar um desconto para o paciente que indicou.

Outra forma muito importante, e que deve ser muito explorada é a divulgação nas redes sociais, pois é um canal de comunicação direto com pacientes e futuros pacientes, onde você pode postar desde dicas para uma vida mais saudável até promoções. O ideal é que você tenha uma agencia para gerenciar as redes sociais, para ter uma qualidade nos seu conteúdo, e ao mesmo economizar o tempo que se leva para a criação de artes e textos.

3 – Reativar clientes antigos:

Os seus pacientes já te conhecem, já confiam em você e podem ajudar a preencher sua agenda sem investimento nenhum. Faça uma lista com pelo menos 30 nomes de pacientes que não retornam há mais de 6 meses (ou 1 ano), peça para a sua secretária ligar lembrando de agendar uma limpeza. Acredite, muitos esquecem de agendar o retorno porque estão ocupados com outros afazeres. Eu tenho certeza que vão gostar de serem lembrados.

4 – Reajuste os preços dos procedimentos:

Se já faz muito tempo que você não reajusta seus preços, reajuste para o ano de 2019, faça uma pesquisa de preço no seu meio profissional e coloque preços justos para você e seus pacientes.

5 – Oferte:

Mesmo que seus pacientes marquem apenas uma limpeza, ofereça outros tratamentos que possa interessar, como um clareamento por exemplo. Os tratamentos estéticos têm alta aceitação por representarem os desejos das pessoas (de ter dentes mais brancos ou o sorriso perfeito).

6 – Formas de pagamento:

Quanto mais formas de pagamento você ter melhor, aceite todas as bandeiras de cartões, faça boletos, tenha planos vantajosos, isso te deixará a frente da concorrência.

E ai gostou das dicas? Esperamos que seu ano de 2019 seja prospero!!
Temos muito mais, acesse o nosso e-book sobre: Gestão para clínicas e consultórios médicos.